• Ana Paula

4 vantagens incríveis de estudar em EAD + info bônus

Atualizado: Abr 14

O Ensino a Distância é uma modalidade de ensino que ocorre por intermédio de recursos tecnológicos, sem que o aluno tenha que se deslocar até uma instituição de ensino.

Nesse texto eu vou contar para você:

  • 4 vantagens de estudar em EAD que comprovam que pode valer muito a pena começar o seu próximo curso nessa modalidade;

  • Uma informação extra que vai esclarecer uma dúvida muito comum entre aqueles que estão pensando em estudar a distância.


Continue lendo para conhecer as vantagens de estudar na modalidade EAD!

Imagem de StockSnap


Eu comecei o curso de Jornalismo em EAD em fevereiro de 2018 e para chegar à decisão de entrar no curso foi um caminho muito difícil.


Isso porque eu tinha um certo receio em tentar um modelo de ensino diferente do que eu já tinha experimentado (sou formada em Letras pelo ensino presencial).


Pesquisei muito sobre as instituições que ofereciam o curso, como é estudar em EAD, como são as provas, como estudar o conteúdo das disciplinas, como acontece a interação entre aluno e professor, como é o mercado de trabalho, enfim...


Muitas dúvidas cercavam a minha escolha e eu fui atrás de solucionar cada uma delas.


Mesmo não encontrando todas as respostas (falta conteúdo nesse sentido), resolvi mergulhar de cabeça para conquistar o meu sonho e não perder mais nem um minuto.


Imagem: Reprodução/Pexels


4 MOTIVOS QUE COMPROVAM QUE VALE A PENA CURSAR EAD


1. Acessar os conteúdos sempre que desejar e adaptar a rotina de estudos aos seus horários


Uma das facilidades que o ensino a distância oferece é que todo o conteúdo de uma determinada disciplina fica disponível para consulta sempre que você precisar.

As aulas em vídeo e os textos escritos, previamente elaborados, distribuídos em uma sequência lógica, exatamente como no presencial, é disponibilizado online no ambiente virtual de aprendizagem - AVA (na Uninter, instituição em que eu estudo o AVA é chamado Univirtus), precisando somente de internet para acessá-lo.



Não é como se você anotasse no caderno as coisas mais importantes que o professor disse na aula para rever depois ou como se você tivesse os slides da aula:

TODO o conteúdo fica disponível para ler e reler.


Imagem: Reprodução/Pexels

2. Não passar horas no trânsito


Essa é provavelmente uma das maiores razões que me fizeram estudar a distância.

Quando terminei o meu curso presencial e comecei o curso EAD, eu notei que o meu nível de estresse diminuiu significativamente.

Antes, eu passava quase duas horas no trânsito.

Mas não era dentro de um carro confortável, ouvindo uma música (mesmo assim, às vezes cansa ficar horas presa em engarrafamento, né?), era dentro de ônibus lotados (eu pegava dois para ir e dois para voltar), de pé, amassada, tentando revisar algum conteúdo de pé. Cheguei a esperar uma hora ou mais por um ônibus e pegar seis durante o dia quando estava cumprindo os estágios.

Era uma rotina desgastante e que me cansava mentalmente muito mais que o ambiente da faculdade em si.

3. Aumentar minha concentração nos conteúdos


Eu costumo seguir um ritual muito severo quando estou estudando: ignoro o celular, aviso a todos da minha casa quais são os meus horários de estudo, não recebo ninguém e só dou uma pausa após o término de um tempo pré-determinado.

Sou só eu e o professor na vídeo aula ou eu e o material didático.

Não tem colegas me mostrando algo no celular, professor se distraindo com alguém ou alguma coisa.

A minha concentração é muito maior do que dentro da sala de aula que, por si só, já costuma ser um ambiente chato que nos faz prestar a atenção em qualquer outra coisa que não seja o conteúdo da aula.

Imagem de Steve Buissinne por Pixabay


4. Pagar um preço mais justo


A outra universidade presencial em que eu estudei tinha uma mensalidade muito cara e com razão: professores muito bem formados e experientes e espaços físicos como laboratórios de informática e salas de aula bem equipados e grandes.

Além da mensalidade ainda tem o transporte, a alimentação e alguns custos adicionais.

No curso EAD, a instituição não utiliza salas de aula todos os dias, portanto, não gastam tanto quanto uma instituição presencial com energia, por exemplo.


Não é necessário custear um laboratório de informática porque os alunos já utilizam seus próprios espaços em casa... enfim, são muitas as razões pelas quais a mensalidade do curso EAD é muito mais em conta, muito mesmo.  


Imagem: Reprodução/Pixabay

EXTRA


A informação extra desse texto é, na verdade, um esclarecimento de uma dúvida muito comum para quem ainda está em dúvida: o diploma.

O diploma VALE igualmente ao do curso presencial (desde que seja reconhecido pelo MEC, é claro).

Na verdade, quando você for montar o seu currículo você nem precisa informar qual foi a modalidade.

Se você tivesse se formado na faculdade presencial, iria explicitar isso no currículo?


Eu espero ter ajudado você a se decidir ou pelo menos a esclarecer algumas das suas dúvidas relacionadas ao Ensino a Distância.


Caso opte por estudar a distância com a Uninter, informe o meu RU (2149621) e ganhe um super desconto em sua matrícula.


*Valorize o meu trabalho 🙏 Se esse texto te ajudou de alguma forma, comente, dê um like ❤ e inscreva-se para receber notificações de novos posts em seu e-mail*


Lembrete: Fique à vontade para divulgar o conteúdo do blog, desde que sejam atribuídos os créditos com os devidos links para o conteúdo original – post ou página.

Siga o Jornalístico no Instagram: @jornalistico_

Publicidade

Recentes

© 2018 POR JORNALÍSTICO. ORGULHOSAMENTE CRIADO COM WIX.COM

  • Facebook Basic Black
  • Twitter Basic Black
  • Instagram Basic Black