• Autor

Use essas 5 dicas importantes para escolher sua faculdade EAD - Ensino a Distância

Atualizado: Set 9

Quem está a procura de informações relacionadas ao Ensino a Distância pode enfrentar uma dificuldade muito grande de encontrá-las em meio às centenas de textos disponíveis na internet.

Levando em consideração a minha experiência particular como aluna do Ensino a Distância (curso Jornalismo), reuni alguns critérios que vão te orientar nesse momento.

Nesse texto eu vou apresentar a você:


  • 5 dicas para te ajudar a escolher a sua faculdade na modalidade Ensino a Distância (EAD) ideal.


Fique comigo e se ao término da leitura sobrar alguma dúvida, deixe nos comentários.


Aqui vão algumas dicas para que você escolha a sua faculdade de EAD (e que eu levei em consideração para escolher a minha - ps.: ainda não me arrependi da minha escolha):



1. Verifique se a instituição de ensino está registrada no MEC


No site do MEC, além de conferir se a faculdade está autorizada a oferecer o curso, você também consegue saber se ela é reconhecida pelo Ministério da Educação e qual é o CI (Conceito Institucional - avaliação feita pelos especialistas do MEC que vão visitar as faculdades e conhecer sua estrutura, gestão, Plano de Desenvolvimento Institucional, políticas para o ensino e políticas de pessoal) e o ICG (Índice Geral de Cursos - avaliação mais ampla considerando todos os cursos da instituição).

ESSA É UMA DICA MUITO IMPORTANTE.

Se a instituição não for autorizada sua formação não terá validade.

Postarei um artigo só para explicar mais detalhes sobre cada um dos conceitos de avaliação de uma instituição. Ex.: CI, ICG, ENADE e IDD.

Vale lembrar que muitos cursos recentes ainda não tiveram turmas formadas ou, pelo menos, 50% da carga horária cumprida.


Por essa razão, é possível que uma instituição tenha sido autorizada pelo MEC a oferecer o curso, mas ele ainda não passou pela fase de reconhecimento.


Imagem: Reprodução/Pixabay


2. Saiba quem são os professores e quais são as disciplinas que compõem o curso


Uma dica muito interessante e que eu fiz exaustivamente foi entrar no site das instituições a distância e comparar a grade de disciplinas com a de outras faculdades para escolher a melhor.

No meu caso, entrei na página do curso de Jornalismo da minha faculdade e comparei com as disciplinas e a carga horária de cada uma com as disciplinas de uma faculdade presencial que eu queria cursar e que não pude me matricular.

Constatei que as disciplinas eram muito parecidas e a carga horária era a mesma, então cheguei à minha decisão.


Além disso, veja quem são os professores e confira as suas formações acadêmicas.


3. Observe como é a instituição do curso presencial


A maioria das instituições que oferece cursos em EAD já possuem os mesmos cursos na modalidade presencial (aliás, devido a grande procura de interessados no ensino a distância, muitas faculdades prestigiadas estão passando a oferecer cursos nessa modalidade).

Por isso, vale a pena procurar saber se a faculdade presencial é bem avaliada por ex-alunos e pelo MEC, se tem bons espaços físicos e equipamentos tecnológicos de qualidade.


4. Visite o polo presencial


O polo presencial é o espaço em que você fará as provas, poderá utilizar a biblioteca, o laboratório e também conseguirá conversar com a secretaria acadêmica e com o tutor do seu curso.

Dependendo da instituição, podem existir vários polos em uma mesma cidade e ela não precisa ser necessariamente no local em que ocorrem as aulas do curso presencial.

Por isso, faça uma visita.

Converse com a secretaria do polo, tire dúvidas sobre o funcionamento do curso.

Algumas instituições fazem até uma programação especial para acolher os interessados e realizar um tour pelo polo.

Pesquise.

Imagem de Robert-Owen-Wahl por Pixabay



5. Certifique-se de que o preço cabe no seu bolso


Pode parecer meio óbvio, mas apesar de o preço da mensalidade de um curso em EAD ser muito mais em conta, não são de graça.

Consulte se há descontos nas primeiras mensalidades, se há possibilidades de bolsas ou financiamentos.

*Valorize o meu trabalho 🙏 Se eu te ajudei de alguma forma com esse texto, comente, dê um like ❤ e inscreva-se para receber as notificações de novos posts em seu e-mail*


Lembrete: Fique à vontade para divulgar o conteúdo do blog, desde que sejam atribuídos os créditos com os devidos links para o conteúdo original – post ou página.

Siga o Jornalístico no Instagram: @jornalistico_


Publicidade

Quer receber notificações?

Inscreva-se e receba uma notificação sempre que um novo post for publicado

Recentes

© 2018 POR JORNALÍSTICO. ORGULHOSAMENTE CRIADO COM WIX.COM

  • Facebook Basic Black
  • Twitter Basic Black
  • Instagram Basic Black