• Autor

Como é o sistema de avaliação do meu curso EAD

Atualizado: Set 9

O Centro Universitário em que eu estudo compõe a minha média final por meio de três Atividades Online, uma Avaliação Discursiva, uma Avaliação Objetiva e um Projeto Laboratorial.

Imagem de StockSnap


Na plataforma, além dos conteúdos das aulas, do link para contato com os professores, do fórum, do chat e de outras funções, a seção de “Avaliações”.


Nesse local, é possível realizar algumas das avaliações e consultar a nota obtida nas avaliações realizadas no polo.


Para compor a nota final de cada módulo do curso, a instituição calcula as notas obtidas nas Atividades Pedagógicas Online, no Projeto Laboratorial, na Avaliação Discursiva e na Avaliação Objetiva.


Atividade Pedagógica Online


As atividades pedagógicas online (Apols) podem ser realizadas pelos alunos de qualquer lugar (de casa ou do polo) e a nota obtida vale para duas disciplinas que se relacionam.

No meu curso, por exemplo, as disciplinas de Jornalismo na Sociedade e Estudos sociais possuem conteúdos que se complementam.

Dessa forma, as três Apols oferecidas para essa dupla de disciplinas serão consideradas para as duas matérias.

A cada módulo são realizadas 3 Apols cuja nota máxima para cada uma é 100.

Essas atividades são formadas por 5 questões e podem ser feitas com consulta ao material da aula dentro de um determinado período.

O aluno pode decidir fazer três questões de uma disciplina em um mesmo dia e, no dia seguinte, fazer as duas outras questões de outra disciplina ou fazer uma por dia.

Veja o exemplo abaixo:


Assim que você entrega a atividade, sua nota é exibida imediatamente.

Porém, as respostas que você acertou ou errou, juntamente com os comentários, serão exibidos somente após o término do período da atividade (para evitar que os alunos compartilhem as respostas com quem ainda não terminou).

Imagem: Reprodução/Pixabay


Projeto Laboratorial


Essa é a avaliação mais divertida!

É o momento prático em que os alunos precisam aplicar o conhecimento obtido nas aulas.

A nota máxima também é 100 e ela deve ser desenvolvida ao longo do módulo.

*São realizadas pelo menos duas tutorias interativas para orientações referentes ao desenvolvimento desse trabalho*

O Pl é feito individualmente e deve ser submetido ao professor da disciplina pela opção de “Trabalhos”, na plataforma.

O professor abrirá o trabalho anexado e o avaliará com base em critérios que variam dependendo da proposta.

Vou exemplificar utilizando o meu primeiro PL:

A proposta era redigir uma matéria com o tema “Cidades e Sociedade”.

O texto deveria conter três fotografias com exposição, enquadramento e outros aspectos equilibrados e deveriam ser da paisagem e o personagem entrevistado na matéria; possuir uma fonte personagem e uma fonte de referência (que seriam fontes reconhecidas, como o IBGE, o site da Prefeitura etc); ter o tema adequado à proposta; possuir um número determinado de caracteres e muitos outras exigências.


Imagem: Reprodução/Pixabay

Após a realização do trabalho, eu submeti o arquivo da matéria em doc ou docx (entregar a pauta é opcional, mas recomendado), e as três fotografias solicitadas.

Após alguns dias a professora retornou o trabalho com minha nota.


A nota do Projeto Laboratorial é somada às notas de todas as disciplinas do módulo.


Avaliação Objetiva


Essa avaliação só pode ser realizada no polo e a nota é individual para cada disciplina.

Portanto, para cada disciplina do módulo o aluno deve realizar essa avaliação de alternativas referente aos conteúdos vistos em cada matéria.

O resultado obtido é exibido assim que o aluno termina a avaliação e o gabarito fica disponível na plataforma (menu “Avaliações).

Avaliação Discursiva


A avaliação discursiva também só pode ser realizada no polo presencial e, assim como as Apols, a nota vale para duas disciplinas relacionadas.

É exigido que o o aluno disserte sobre alguns aspectos importantes estudados durante as aulas e que são fundamentais para a compreensão dos assuntos tratados.

Os conteúdos são trazidos de forma contextualizada, pelo uso de outros tipos de texto (fotografias, charges) e envolvendo temas bem recentes, gostei bastante da metodologia.

As provas são corrigidas pelos professores das disciplinas e, ao término do período de realização das provas, as notas são colocadas na Área Logada do aluno, bem como o gabarito e os comentários dos professores.

*Não pude colocar imagens dos comentários na prova e nem mostrar como conseguimos ver as notas, pois o próprio sistema detecta o print e exibe a mensagem de que não é permitido o compartilhamento daqueles conteúdos*


Imagem: Reprodução: Pixabay


Gostaram de conhecer um pouco melhor como pode ser calculada a nota dos alunos na modalidade de Ensino a Distância (EaD)? Então comente abaixo se ficou com alguma dúvida, se gostaria de mais detalhes sobre alguma das formas de avaliação ou se na sua instituição de ensino é diferente a avaliação.

Lembrete: Fique à vontade para divulgar o conteúdo do blog, desde que sejam atribuídos os créditos com os devidos links para o conteúdo original – post ou página.Siga o Jornalístico no Instagram: @jornalistico_


Quer receber notificações?

Inscreva-se e receba uma notificação sempre que um novo post for publicado

Publicidade

Recentes

© 2018 POR JORNALÍSTICO. ORGULHOSAMENTE CRIADO COM WIX.COM

  • Facebook Basic Black
  • Twitter Basic Black
  • Instagram Basic Black