• Autor

Como conciliar estudos e trabalho | Dicas para otimizar o tempo e manter o foco

Atualizado: Ago 20

O principal problema de quem estuda e trabalha é a falta de tempo, não é verdade?

Conciliar estudos e trabalho está condicionado à gestão do tempo.

As dicas indicadas abaixo têm o objetivo de otimizar o tempo de modo que seja possível, na correria do dia a dia, manter um bom rendimento nos estudos e também no trabalho.

Nesse texto eu vou apresentar a você:


  • Dicas para conciliar estudos e trabalho;

  • Sugestões de textos do blog relacionados à produtividade.


Fique comigo na leitura desse post e não deixe de comentar se essas dicas foram úteis para você.




Organize sua rotina


Determinar previamente as principais atividades dentro de um cronograma, um calendário ou uma agenda vai otimizar muito o seu tempo.

Se você sabe que terá um tempinho extra para estudar durante a semana, por exemplo, mas deixa para decidir o que estudar na hora, parte do seu tempo será empregado nessa decisão que você poderia já ter tomado e poupado tempo.

Escolha um dia tranquilo no final de semana e se organize de forma coerente, ou seja, considere o que você realmente conseguirá fazer durante a semana considerando a distribuição das atividades e do tempo.

Aproveite todo o tempo disponível

No intervalo do trabalho


Eu me lembro de fazer, aos finais de semana, uma espécie de fichamento de conteúdos para cada prova programada para a semana ou para os próximos dias e levá-los para o trabalho.

Nos 15 minutinhos de intervalo que eu tinha para fazer um lanche, eu levava o fichamento e revisava todos os tópicos.

Funcionava muito.

No dia da prova eu relia o material - também no meu horário de lanche - e, na hora da prova,

eu me lembro de muitos casos em que esse reestudo me ajudou muito.

Imagem de Welcome to all and thank you for your visit ! ツ por Pixabay


Dentro do ônibus


Eu ia à faculdade de transporte público - de ônibus - e era raro o dia em que eu conseguia um lugar para sentar.

Porém, quando eu conseguia a chance, aproveitava para abrir o caderno e estudar.

Às vezes no próprio ponto de ônibus eu também aproveitava o momento raro de tranquilidade para retomar um assunto ou outro.


Aos finais de semana


Os finais de semana são excelentes para quem tem uma rotina mais pesada durante a semana (apesar de sabermos que algumas pessoas também trabalham aos sábados e domingos).

Aproveite esses dias para desafogar a carga de conteúdos a serem estudados durante a semana.

Como eu costumava aproveitar cada momento do meu tempo durante a semana para estudar (e antes dos estágios eu tinha as tardes livres também) os meus finais de semana eram mais tranquilos, eu costumava montar os fichamentos, escrever os relatórios e fazer os trabalho da faculdade.


Mantenha o foco na atividade desenvolvida


Pelo bem ou pelo mal, temos que encarar a nossa realidade: estudamos e trabalhamos e precisamos conciliar essas duas atividades principais para alcançar o nosso objetivo, seja ele concluir a faculdade, se preparar para um concurso, aprender uma nova língua etc.

Conciliar estudos e trabalhos é, basicamente, equilibrar essas duas atividades de modo que ambas as áreas sejam feitas com excelência.

Por exemplo: obtendo boas notas na faculdade e realizando o trabalho com eficiência e bons resultados.

Por isso, é fundamental se dedicar a cada uma dessas atividades integral e exclusivamente.


Se você optar por revisar alguma matéria durante o horário de almoço ou de pausa no trabalho, aproveite esse período, mas, ao voltar ao horário de expediente, esforce-se para retomar o foco na atividade desenvolvida.


De nada adianta tentar aproveitar ao máximo o tempo para estudar, mas não desenvolver bem o seu trabalho. Isso não é conciliar.


Utilize ferramentas tecnológicas


Nós, alunos do Ensino a Distância, temos as facilidades da tecnologia na disponibilidade dos conteúdos acessíveis 24 horas por dia nos formatos de texto escrito, vídeo, slides, infográficos, áudios e muito mais.


Mas mesmo os alunos de cursos presenciais ou os candidatos a concursos públicos e aprendizes de novas línguas podem utilizar algumas tecnologias que, promovendo a otimização do tempo, podem ajudar o aluno a conciliar suas duas atividades principais:

  • Podcasts (podem ser ouvidos no trânsito, nas pausas do trabalho, a distância, sem a necessidade de se deslocar até um local físico para estudar);

  • E-mail e plataformas de ensino online (facilitam o envio e recebimento de conteúdos, desta forma você otimiza o seu tempo não precisando sair mais cedo do trabalho ou chegar mais tarde para entregar um trabalho. Isso é conciliar.

Infelizmente, nem todo mundo tem o privilégio de se dedicar somente aos estudos.


Em algumas situações será necessário sacrificar alguns momentos de lazer ou algumas horinhas de sono, mas seguindo as dicas apresentadas você já vai tornar essa rotina mais fácil.


Você acha que o seu objetivo vale a pena? Então organize-se para realizá-lo, dia após dia, nas condições que você tiver.


Valorize o meu trabalho 🙏 Eu consegui te ajudar de alguma forma com esse post? Então inscreva-se no blog e comente ou dê um like ❤

Lembrete: Fique à vontade para divulgar o conteúdo do blog, desde que sejam atribuídos os créditos com os devidos links para o conteúdo original – post ou página.

Siga o Jornalístico no Instagram: @jornalistico_

Publicidade

Quer receber notificações?

Inscreva-se e receba uma notificação sempre que um novo post for publicado

Recentes

© 2018 POR JORNALÍSTICO. ORGULHOSAMENTE CRIADO COM WIX.COM

  • Facebook Basic Black
  • Twitter Basic Black
  • Instagram Basic Black