• Ana Paula

Como funciona a biblioteca no Ensino a Distância EAD - Todas as funcionalidades em imagens

Atualizado: há 21 horas

Os alunos dos cursos superiores na modalidade EAD - Ensino a Distância também contam com uma biblioteca completa e cheia de funcionalidades.


Alguns cursos oferecem livros impressos que podem ser retirados no polo presencial ou são enviados pelos Correios, mas também contam com a biblioteca digital.


Nela é possível realizar buscas muito mais rapidamente, salvar os favoritos e realizar marcações e anotações.


Nesse post eu vou apresentar a você:

  • Como acessar a biblioteca virtual

  • Todas as funcionalidades da biblioteca;

  • Como é feita a navegação pelos livros.

Fique comigo na leitura desse texto e comente ao término da leitura se você ficou com alguma dúvida ou se gostaria de mais esclarecimentos em relação a algum ponto.


Vamos lá!




Acessando a biblioteca digital



Na plataforma da minha instituição de ensino, o link da Biblioteca fica logo na página inicial da Área Logada (próximo ao Financeiro, Serviços e Manual do Aluno).

É possível acessar três plataformas de biblioteca diferentes, a primeira foi criada recentemente e ainda não utilizei, a terceira é para encontrar as referências dos livros na biblioteca FÍSICA e a segunda é a que eu acesso sempre para as minhas leituras.


A biblioteca é aberta em uma nova página e apresenta todo o acervo de livros, revistas e periódicos de todas as áreas.




Encontrando o livro desejado

Para encontrar determinado livro, a busca pode ser realizada diretamente na barra de pesquisas por nome do livro, autor, editora, categoria etc, conforme a imagem abaixo, ou por meio da opção "explorar", que é dividida por categoria.



Após selecionar o livro, é possível iniciar imediadamente a leitura ou adicionar o livro a alguma lista (favoritos, ler depois etc).

O livro aberto aparece como na imagem abaixo.


Menu de funcionalidades

Observe o menu de funcionalidades na parte superior.


Nele é possível:

  • Buscar por trechos específicos

  • Dar zoom

  • Marcar a página

  • Criar uma nota

  • Fazer um desenho

  • Visualizar as notas

  • Ver o sumário

  • Imprimir


Acompanhamento do progresso de leitura


Na parte inferior é possível acompanhar o progresso da leitura, que é indicada em porcentagem.



Pesquisando trechos específicos


Clicando na lupa é possível pesquisar na barra de pesquisa algum trecho específico que você gostaria de encontrar ou retomar.


Notas


Para adicionar uma nota em algum trecho ou palavra que você queira destacar, basta selecionar a opção "criar uma nota" no menu de funcionalidades e posicionar o curso sobre a palavra desejada.



Fazer um desenho


A opção "fazer um desenho" pode ser usada para ilustrar, exemplificar por meio de algum desenho ou forma e destacar algo na página.


Para usar a ferramenta, basta selecionar a opção "fazer um desenho" e escolher as formas, cores e pincéis na parte inferior.



Eu amo ler e essa é uma das minhas atividades preferidas no momento de estudar e também nos momentos de descanso, quando quero relaxar.

Comparando a leitura dos livros digitais em relação aos livros impressores, posso dizer que a leitura é bem fluida, o tamanho é muito bem adequado (quando aproximado pelo zoom).




Além disso, o acervo é bem diversificado e a navegabilidade, de modo geral, é excelente.


Valorize o meu trabalho 🙏 Se esse post te ajudou de alguma forma, comente, dê um like ou inscreva-se para receber as notificações de novos posts em seu e-mail.

Lembrete: Fique à vontade para divulgar o conteúdo do blog, desde que sejam atribuídos os créditos com os devidos links para o conteúdo original – post ou página.

Siga o Jornalístico no Instagram: @jornalistico_

Publicidade

Recentes

© 2018 POR JORNALÍSTICO. ORGULHOSAMENTE CRIADO COM WIX.COM

  • Facebook Basic Black
  • Twitter Basic Black
  • Instagram Basic Black