• Ana Paula

Como são os trabalhos em grupo no EAD

Atualizado: há 5 dias

No Ensino a Distância algumas instituições de ensino pedem trabalhos realizados em grupo.

Nesses casos, os alunos podem agendar uma videoconferência, organizarem-se em um chat e até mesmo marcarem um encontro presencial no polo da cidade em que a maioria dos alunos do grupo estiver.

Nesse post eu vou mostrar a você:

  • Como os alunos costumam se organizar para realizarem os trabalhos em grupo;

  • Como o trabalho em grupo no Ensino a Distância (EAD) pode contribuir para o desenvolvimento do aluno e em seu comportamento profissional;

  • A questão dos diferentes tipos de aprendizado e o trabalho em grupo no EAD;


Fique comigo na leitura desse post e não deixe de comentar se eu consegui te ajudar de alguma forma com esse texto lá nos comentários.




Existe trabalho em grupo no Ensino a Distância (EAD)?


A faculdade/instituição de ensino em que eu estudo não exige trabalhos realizados em grupo (pelo menos não para o curso de Jornalismo).


Como eu expliquei no post sobre "como são as provas e atividades avaliativas no Ensino a Distância", nós do curso de Jornalismo somos avaliados por meio de:

  • Três atividades pedagógicas online (Apols)

  • Um Projeto Laboratorial (trabalho prático)

  • Provas objetivas e discursivas.


Porém, muitas faculdades exigem o trabalho em grupo como forma de avaliação.

A forma como esses trabalhos serão desenvolvidos são determinados pela instituição de ensino e podem variar de uma para outra.


Após a definição dos integrantes dos grupos, os próprios alunos podem se organizar e definir uma forma de manterem contato para discutir o trabalho, estudarem o assunto, distribuírem as tarefas, revisarem o projeto e tratar de qualquer assunto sobre o trabalho.



Como os alunos podem se organizar em grupos


O grupo pode organizar:

  • Videoconferências (que podem ser realizadas pelo Skype)

  • Chats e bate papos (como pelo Facebook ou Whatsapp)

  • Ou até mesmo um encontro presencial se todos ou quase todos tiverem disponibilidade de ir até o polo presencial, na casa de algum integrante do grupo ou em algum café ou local adequado para as reuniões.



Uma reflexão sobre como a realização de trabalhos em grupo no Ensino a Distância podem ajudar o desenvolvimento do aluno


O mercado de trabalho tem demonstrado preferência por profissionais que dominam as redes sociais, ferramentas digitais e tecnológicas e se relacionam bem com esses novos recursos.


Pensando nisso, é interessante observar como as atividades que só acontecem no Ensino a Distância (algumas até ocorrem no presencial, mas não do mesmo modo que no EAD) contribuem para o desenvolvimento do aluno em muitos sentidos.


Explico.


As habilidades de organização, tomada de decisão, otimização do tempo e comunicação são muito desenvolvidas em razão da necessidade de alunos de diferentes locais se encontrarem para a realização de um trabalho de qualidade.


É necessário elaborar um sistema de organização, buscar um meio de comunicação comum e efetivo para que todos mantenham contato, escolher um líder e distribuir atividades, assim como no presencial, mas com o acréscimo da dificuldade da distância.


Nesse sentido, o hábito de utilizar ferramentas tecnológicas para essas dificuldades é cada vez mais desenvolvido e de forma essencialmente prática, já que o uso desses recursos é definitivamente necessária para conseguirem se comunicar.


De fato, os benefícios são muitos e a experiência é bastante enriquecedora.


Valorize o meu trabalho 🙏 Se esse post te ajudou de alguma forma, deixe um comentário, um like no texto ❤ e inscreva-se para receber em seu e-mail todas as notificações de novos posts.


Vai estudar na Uninter? Insira o meu RU (2149621) no momento da matrícula e ganhe um super desconto!

Lembrete: Fique à vontade para divulgar o conteúdo do blog, desde que sejam atribuídos os créditos com os devidos links para o conteúdo original – post ou página.Siga o Jornalístico no Instagram: @jornalistico_



Publicidade

Recentes

© 2018 POR JORNALÍSTICO. ORGULHOSAMENTE CRIADO COM WIX.COM

  • Facebook Basic Black
  • Twitter Basic Black
  • Instagram Basic Black