• Autor

Cronograma de estudos do meu curso de Jornalismo EAD Ensino a Distância

Atualizado: Set 9

Estudar no Ensino a Distância (EAD) exige do aluno muita autodisciplina, compromisso com os estudos e capacidade de organizar o seu tempo.

Nesse texto eu vou apresentar a você:


  • A importância de organizar estrategicamente os seus horários e conteúdos a serem estudados;

  • O calendário que eu utilizo para me organizar e como ele funciona;


Fique comigo na leitura desse texto.

Se você tiver alguma dúvida ou quiser mais informações referentes ao cronograma, deixe um comentário.


Como eu disse lá em cima, é muito importante que você saiba que estudar a distância exige muita autodisciplina, isso é, exige que o aluno acerte seus horários, organize seu ambiente de estudos de modo que ele não sofra interferências de familiares e acontecimentos externos (afinal, em uma sala de aula você não teria essas interrupções, teria?)


Bem, para organizar a minha rotina de estudos eu utilizo, basicamente, UM CALENDÁRIO:


Calendário de aulas


O Centro Universitário em que eu estudo oferece um calendário com o que eles sugerem que os alunos estudem a cada semana, de modo que, na data prevista para a realização de uma atividade online, o aluno já tenha estudado todo o conteúdo que será exigido em tal atividade.

A cada novo módulo eles disponibilizam um calendário atualizado que é organizado por semanas.

Por exemplo: na semana do dia 04/06 a 08/06 eu preciso estudar a aula 1 de Diagramção e Layout e Produção Jornalística, na semana seguinte, do dia 11/06 a 15/06, preciso estudar Produção Textual e Redação Jornalística e assim por diante.


As datas das Apols, das aulas e tutorias interativas também aparecem nesse calendário e são encaixadas de acordo com o conteúdo visto.


Desta forma, eu sei exatamente o que estudar a cada dia e, consequente, a cada semana.

Observem que eu vou ticando cada semana que se passa e que completo os estudos.

Particularmente eu achei o calendário muito bom. Lá ao término do módulo, no momento de realizar as provas objetivas e discursivas presenciais, o aluno que seguiu o calendário já estudou todo o conteúdo a tempo.

E dá certinho no meu ritmo.


Os professores de cada disciplina costumam indicar vários livros e é claro que dentro de uma semana não é possível terminar o livro ou mesmo os capítulos que eles indicam, mas o conteúdo da disciplina mesmo dá pra acompanhar certinho.

Os livros eu vou anotando em uma agenda para ler durante os horários de folga durante o dia e nos finais de semana - mas a agenda é tema para outro post.

É claro que uma das maiores vantagens do ensino a distância (EAD) é poder estudar no seu ritmo, mas, para mim, o calendário se encaixou perfeitamente.


Essa é uma sugestão minha e também da instituição em que eu estudo.


Também é possível organizar os conteúdos de outras formas, estudando uma aula inteira por dia e reservando o dia seguinte para as leituras dos livros, estudando dois ou três dias por semana e compensando o restante do conteúdo no final de semana, enfim, o ideal é que você entenda que esse planejamento é muito necessário e se você não o fizer, lá no momento de realizar as provas finais você não vai ter visto todo o conteúdo em um tempo adequado e tranquilo para absorver o que foi visto.

*Valorize o meu trabalho 🙏 Se esse post te ajudou de alguma forma, comente, dê um like ❤ e inscreva-se para receber as notificações de novos posts em seu e-mail*

Lembrete: Fique à vontade para divulgar o conteúdo do blog, desde que sejam atribuídos os créditos com os devidos links para o conteúdo original – post ou página.

Siga o Jornalístico no Instagram: @jornalistico_


Publicidade

Quer receber notificações?

Inscreva-se e receba uma notificação sempre que um novo post for publicado

Recentes

© 2018 POR JORNALÍSTICO. ORGULHOSAMENTE CRIADO COM WIX.COM

  • Facebook Basic Black
  • Twitter Basic Black
  • Instagram Basic Black