• Autor

Disciplinas/Matérias do meu curso de Jornalismo em EAD - Ensino a Distância - 1º Módulo

Atualizado: Set 9

Em fevereiro deste ano eu comecei o meu curso de Jornalismo em EAD - Ensino a Distância e já terminei o primeiro módulo.

Entre uma pausa e outra dos estudos, mostro agora para vocês a relação de disciplinas/matérias que eu cursei nesse primeiro módulo e o que aprendi em cada uma delas.

Nesse texto eu vou apresentar a você:


  • Como é a estrutura do meu curso em módulos e disciplinas;

  • Quantas e quais disciplinas compuseram o 1º módulo do curso;

  • Um resumo de cada uma das disciplinas.


Fique comigo e se tiver qualquer dúvida, deixe nos comentários após o texto.


O meu curso de Jornalismo tem a duração de 4 anos e é dividido em 12 módulos.


Cada módulo dura um quadrimestre (4 meses) e é voltado para grandes áreas do conhecimento no campo da comunicação e do jornalismo.


O Módulo A contempla Jornalismo e Sociedade e possui 5 disciplinas que incluem a disciplina mais prática, o PL (Projeto Laboratorial).


São elas:


Jornalismo na Sociedade

Estudos Sociais

Texto e Construção Social

Imagem e Construção Social

Projeto Laboratorial - Revista F


Vamos às disciplinas:

Jornalismo na Sociedade



Essa disciplina faz parte daquele módulo introdutório que faz a contextualização da atuação dos jornalistas e dos profissionais que atuam na área da comunicação dentro da sociedade.

Durante o desenvolvimento dessa disciplina nós estudamos a relação entre a informação e a sociedade, o jornalismo como conhecimento, o desenvolvimento da comunicação dentro da sociedade e da tecnologia, breves contextuações sobre a reportagem, discutimos a sociedade pós-moderna e, brevemente, alguns aspectos sobre o perfil do profissional jornalista.

Muita coisa?


Definitivamente rs, mas tudo foi organizado em aulas distribuídas semanalmente, conforme aquele calendário que eu utilizo para me organizar.

Dicas de cursos:

Formação Completa "Jornalista Digital"

Como escrever textos para a web da forma correta

+ dicas na página de cursos


Estudos Sociais



Algo que eu esqueci de mencionar lá no início do texto é que essas 5 disciplinas agrupadas por módulos se relacionam, de modo que todas elas contribuem para que o aluno reconheça as várias vertentes dos aspectos da comunicação que se combinam no dia a dia das pessoas.

Na disciplina de Estudos Sociais, que muito se associa à de Jornalismo na Sociedade, nós estudamos as estruturas e as relações sociais, os processos de industrialização e globalização, a informação e o indivíduo na sociedade, a ciência e o progresso da sociedade e a educação e a formação do indivíduo.

Todas as aulas primavam pela reflexão sobre as atividades humanas na sociedade ao longo dos anos e a influência de vários movimentos nessas atividades.

Dicas de cursos:

Como escrever textos para a web da forma correta

Aprenda a aplicar técnicas de SEO em textos jornalísticos

+ dicas na página de cursos


Texto e Construção Social


Por ser formada em Letras, fiquei muito feliz em ver, na grade completa de disciplinas, como a língua portuguesa é e será estudada ao longo do curso.

Durante as aulas foi possível perceber a preocupação em estudar não somente a parte gramatical da língua, mas a sua relação com a sociedade no sentido de ser a expressão de seus integrantes com suas ideologias, dúvidas e conhecimentos.

Dentre os principais assuntos das aulas estiveram: o texto e o contexto, a variação linguística, a fala e a escrita, o texto e a imagem, modelos textuais e textos literários e não literários.

Dicas de cursos:

Google Analytics para Jornalistas

+ dicas na página de cursos


Imagem e Construção Social



Essa foi a disciplina mais difícil para mim (e a que tirei a melhor nota, acredita?).

Digo isso por que fui surpreendida por conteúdos muito técnicos referentes à estrutura da câmera fotográfica e de algumas técnicas de fotografia que me pareceram muito avançadas.

De fato, o meu contato com essa área nunca foi muito grande, talvez por isso eu tenha ficado tão insegura ao longo da disciplina.

A professora apresentou alguns dos nomes mais relevantes da fotografia e suas respectivas teorias.

Nas provas discursivas foi preciso analisar algumas fotografias com base no que defendiam as teorias (fiquei MUITO nervosa na hora e as teorias se embaralhavam. No fim, deu tudo certo!).

Dentre os principais assuntos, estudamos: conceituação histórica de cultura, fundamentos das relações sociais, evolução social e tecnológica da imagem, imagem e fotografia e teorias da imagem.

Projeto Laboratorial

O PL merece um post inteirinho para falar sobre ele.

O Projeto Laboratorial é aquela parte em que você põe a mão na massa e reúne o que foi aprendido nas outras quatro disciplinas para compor um trabalho jornalístico.

A Revista PL é uma revista criada pela instituição na qual alunos do curso presencial e do EAD publicam suas matérias criadas ao longo do período/quadrimestre (as matérias publicadas são selecionadas pelos professores).

Foi estabelecido o tema Cidades e sociedade e, com base nos conteúdos estudados nas outras disciplinas, nas orientações para o melhor enquadramento fotográfico, na estrutura do texto jornalístico, das noções básicas de edição de imagem e técnicas de entrevista, precisamos elaborar uma pauta com o tema, pesquisar um acontecimento relacionado a esse tema, agendar entrevista, registrar o evento por meio da fotografia, editá-la, redigir a matéria nos moldes corretos (incluindo o lead e a pirâmide invertida), revisá-la e submetê-la à professora.

Ufa!


A matéria MAIS TRABALHOSA sem dúvidas! Mas foi muito bom ir para a prática.


Me senti mais jornalista que nunca.

*Valorize o meu trabalho 🙏 Se esse texto te ajudou de alguma forma, comente, dê um like ❤ e inscreva-se para receber as notificações de novos posts em seu e-mail*

Lembrete: Fique à vontade para divulgar o conteúdo do blog, desde que sejam atribuídos os créditos com os devidos links para o conteúdo original – post ou página.


Posts recentes

Ver tudo
Publicidade

Quer receber notificações?

Inscreva-se e receba uma notificação sempre que um novo post for publicado

Recentes

© 2018 POR JORNALÍSTICO. ORGULHOSAMENTE CRIADO COM WIX.COM

  • Facebook Basic Black
  • Twitter Basic Black
  • Instagram Basic Black