• Autor

Disciplinas do Módulo Imagem e Estética do meu curso de Jornalismo

Atualizado: Set 9

O módulo de Imagem e Estética foi composto por disciplinas relacionadas ao audiovisual e ao fotojornalismo.


Um módulo extremamente interessante, cheio de atividades práticas e com um projeto laboratorial desafiador.


Continue lendo para conferir:


  • As disciplinas desse módulo de imagem e estética com os principais conteúdos

  • Um resumo sobre o PL - Videodocumentário


Disciplinas do módulo Imagem e Estética do curso de Jornalismo


  • Cinema e videodocumentário

  • Estética e semiótica

  • Fotojornalismo

  • História da arte

  • PL - Videodocumentário


Cinema e videodocumentário


Na disciplina "cinema e videodocumentário" nós estudamos a história do cinema em suas diferentes formas.


Vimos desde o período do pré-cinema, do seu surgimento e expansão, passando pelas teorias, pelos ciclos do cinema nacional e internacional até a crítica no cinema.


O objetivo principal da disciplina é oferecer ao aluno uma visão geral da história e da teoria do cinema, com foco no desenvolvimento do senso crítico relacionado aos principais aspectos do cinema como roteiro, fotografia, edição, sonorização etc.


Para mim, foi uma disciplina muito interessante pois nunca tive muito contato com a parte técnica do cinema.


Como a grande parte do público frequentador de cinema, eu gosto de conhecer questões de fotografia, roteiro, elenco, de analisar a qualidade da construção do filme, mas nessa disciplina nós fomos muito mais a fundo.


Nos aprendemos a reconhecer o movimento cinematográfico ao qual pertence determinado filme, a elaborar roteiros para produções cinematográficas, técnicas e gravação de imagens, movimentação de câmeras...


Redigir críticas...


E o professor nos incentivou, ainda, a conhecer mais do cinema nacional desde as suas origens e compreender de que forma funciona a indústria cinematográfica ao redor do mundo com seus interesses políticos e econômicos.


A entender o papel do cinema na construção da nossa história.


Uma disciplina útil e importante.

Minhas sugestões de curso: + Como escrever textos para a web

+ Diagramação para jornalistas

+ Photoshop para jornalistas

+ dicas na página de cursos



Estética e semiótica


No curso de Letras eu já estudei esse assunto e sempre me confundo com alguns dos conceitos envolvidos na semiótica, mas foi possível aprender muito do mundo simbólico nessa disciplina.


O objetivo da disciplina é abordar as linguagens visuais da comunicação; fazer uma reflexão sobre a estética na arte, na filosofia e na comunicação; conhecer as teorias estéticas e as correntes teóricas sobre o processo da semiótica entre outros aspectos.


Nós aprendemos a identificar problemas contemporâneos relacionados à questão das representações, tema muito importante e em alta atualmente.


Aprendemos a analisar mensagens em rádio, televisão, web e mídia impressa sob o viés semiótico e a refletir sobre concepções de beleza na arte e que se desenvolveram ao longo do tempo.


Fotojornalismo


Minha disciplina preferida desse módulo foi a de fotojornalismo.


Principalmente porque ela foi, para mim, um mundo novo de descobertas, já que nunca tive a intenção de atuar na área do fotojornalismo, mas a disciplina nos ensina a importância dessa especialidade para o trabalho de outros profissionais e para a sociedade e forma geral.


Estudamos:


  • A história do fotojornalismo;

  • Gêneros fotográficos;

  • Teoria da produção de imagem;

  • Equipamentos fotográficos e seus usos, carcterísticas e funções;

  • O fotojornalismo na imprensa brasileira;

  • Novas tecnologias;

  • Questões éticas;

  • E muito, muito mais!


Apesar do conteúdo denso e bem técnico, principalmente em relação às especificações dos equipamentos fotográficos, acredito que a disciplina nos fez desenvolver um novo olhar para tudo ao nosso redor.


Em todos os lugares eu coloco, agora, um olhar fotográfico diferente, que busca sempre o melhor ângulo para contar uma história.


História da arte


Como você deve ter percebido, e omo ocorre em toda Unidade Temática de Aprendizagem no curso de Jornalismo da Uninter (caso você decida estudar Jornalismo na Uninter, utilize o código 2149621 na matrícula para receber um super desconto), as disciplinas do módulo estão sempre relacionadas entre si.


Portanto, em história da arte nós fizemos as relações com a arte cinematográfica, fotográfica, estética como um todo.


O objetivo foi entender essa relação entre os diversos movimentos artísticos; conhecer os movimentos artísticos e estéticos; refletir sobre publicidade envolvendo elementos da arte, estética e design; perceber a relação da arte com a sociedade e a forma de nos comunicarmos; além de desenvolver um senso mais apurado em relação à arte de modo amplo.

Uma disciplina extremamente importante e que se relaciona com todas as demais disciplinas do módulo, de modo a fazer uma espécie de "reforço" em relação aos conceitos estéticos estudados e que vão refletir em nossa próxima disciplina: o projeto laboratorial.



PL - Videodocumentário


Como eu sempre digo nos posts sobre as disciplinas do curso, os projetos laboratoriais merecem posts exclusivos devido a sua importância e complexidade, já que são a aplicação dos conteúdos estudados em uma produção jornalística.


Resumidamente, esse foi um dos PL's mais desafiadores, especialmente par mim, que aprendi praticamente do zero a manipular o equipamento fotográfico, entender conceitos de angulação, enquadramento, edição de imagens,áudios e o pior: em forma de vídeo.


Esse projeto exigiu, como toda produção jornalística, a elaboração de pauta, seleção de fontes, realização de entrevistas etc.


O objetivo era produzir um videodocumentário de interesse público contendo majoritariamente imagens em vídeo, podendo conter imagens, infográficos, gráficos e outros elementos + sonoras (em forma de depoimentos) + pelo menos três fontes + pelo menos uma trilha sonora e outras especificidades.


Precisamos seguir todas as etapas de pré-produção, produção e pós-produção com processos bem específicos e zelando sempre pela melhor qualidade possível das imagens e áudios.


Para alguns alunos já acostumados com essa área do jornalismo, que envolve, além da elaboração de pauta, entrevistas e produção do texto escrito, a parte visual, pode ter sido mais fácil.


Porém, para alguém sem essa experiência, entre os agravantes estava aprender a usar o Adobre Premiere para fazer a edição dos vídeos (cortar, colar, juntar, controlar o áudio, aumentar o volume, aplicar efeitos... ).


Acho que informar que eu entreguei o trabalho faltando 30 minutos para o horário de final de entrega (deadline) resume tudo.


Mesmo assim, foi muito bom fazer esse trabalho na prática, sozinha, fazendo uso dos equipamentos, conhecendo histórias...


Inscreva-se no blog para ser notificado do post específico sobre o PL - Videodocumentário!

Sugestões de curso:

+ Como fazer uma pauta jornalística passo a passo

+ Edição de vídeo para jornalistas

+ Como estruturar um release

+ dicas na página de cursos


--


Se você gostou desse conteúdo ou se achou útil de alguma forma:


  • Dê um like no post;

  • Comente

  • Se inscreva para receber notificações sempre que um novo post sair

  • Compartilhe com quem gostaria de ler


Com a missão de compartilhar a minha experiência e os meus estudos nessas áreas eu compartilho os mais diversos conteúdos escritos com muita dedicação e gratuitamente.


Mas se você tem condições e tempo mínimos para investir na sua formação e conhecimento, eu recomendo que você esteja sempre a frente e estude sempre e da forma mais profissional possível.


Você quer se sair melhor na área que você estuda? Faça cursos.

Você deseja se tornar ainda melhor no que já faz e se diferenciar? Faça cursos.

Você quer aprender o que é necessário para estar sempre a frente? Faça cursos.


Eu me preocupo muito com isso e por isso fiz uma página aqui no blog só com sugestões de bons cursos.


Clique aqui e não deixe de conferir o que você mais precisa.


Se você estuda Jornalismo, aproveite para complementar e atualizar a sua formação com cursos com certificado e online.


Se você sonha em se tornar jornalista um dia ou de trabalhar na área da comunicação, antecipe a sua formação, comece desde já a conhecer técnicas básicas da profissão e saia na frente.


Posts recentes

Ver tudo

Quer receber notificações?

Inscreva-se e receba uma notificação sempre que um novo post for publicado

Publicidade

Recentes

© 2018 POR JORNALÍSTICO. ORGULHOSAMENTE CRIADO COM WIX.COM

  • Facebook Basic Black
  • Twitter Basic Black
  • Instagram Basic Black