• Ana Paula

O que é CI (Conceito Institucional), IGC (Índice Geral de Cursos) e outros conceitos

Atualizado: há 4 dias

As siglas CI, IGC, ENADE, CPC e IDD são conceitos atribuídos pelo MEC às instituições de ensino superior, aos cursos superiores e ao desempenho dos estudantes de ensino superior com base em avaliações realizadas pelos especialistas do Ministério.

Nesse texto eu vou apresentar a você:


  • O que são os conceitos CI, IGC, CPC, ENADE, IDD;

  • A importância desses conceitos para a qualidade do curso e da instituição;

  • Uma informação extra muito importante.


Se após a leitura você tiver alguma dúvida ou quiser que eu esclareça algum ponto, é só deixar nos comentários.

O Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior) institui alguns critérios que avaliam se as instituições de ensino superior são qualificadas e também atribuem notas para alguns critérios, como: ensino, pesquisa, extensão, desempenho dos alunos, gestão da instituição, corpo docente, infraestrutura, entre outros.

É muito importante conhecer esses conceitos e utilizá-los para escolher a sua faculdade EAD.

Quanto maior a nota, melhor avaliada é a instituição.


Os conceitos e seus significados


  • CI - Conceito Institucional: conceito obtido por meio da avaliação presencial dos especialistas do INEP na instituição de ensino. A nota vai de 1 a 5.


Os especialistas observam como é o espaço da universidade, a acessibilidade, os setores e departamentos (sala dos professores, secretaria acadêmica, diretorias de cursos, salas de aulas, laboratórios de informática, biblioteca etc), como é organizada a documentação escolar dos alunos, como funciona o sistema da faculdade de registro dos dados acadêmicos, entre outros aspectos.



O CI também é determinado pela autoavaliação da Comissão Própria de Avaliação de cada faculdade.

  • IGC - Índice Geral de Cursos: conceito que reúne em um único indicador a qualidade de todos os cursos de uma instituição (incluindo os de graduação, pós-graduação - mestrado e doutorado). A nota vai de 1 a 5.

Os cursos de graduação são avaliados pelo conceito CPC (Conceito Preliminar de Curso) e os de pós-graduação pela nota do CAPES (Coordenadora de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

  • CPC - Conceito Preliminar de Curso: É a nota do curso da instituição. A nota vai de 1 a 5.

É composto pela nota do ENADE, pelo IDD e por alguns fatores como a titulação dos professores, os recursos didático-pedagógicos, infraestrutura e instalações físicas.

  • ENADE - Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes: avalia o conhecimento dos alunos no que se refere aos conteúdos e habilidades previstos no currículo do curso. O valor da nota é de 1 a 5.

O curso é avaliado também por meio da nota geral que os alunos obtiveram nesse exame. Esse conceito é obtido a partir de cálculos que envolvem os resultados dos alunos em uma prova aplicada pelo MEC.

  • IDD - Indicador de Diferença entre o Desempenho Observado e Esperado: Diferença entre os resultados obtidos pelo estudante concluinte de um determinado curso e os resultados médios esperados para os concluintes desse mesmo curso. Varia de 1 a 5.


EXTRA


Saiba o que é Autorização, Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento de uma instituição de ensino:

- Autorização: é a autorização concedida pelo MEC a uma instituição afirmando que ela está autorizada a oferecer determinado curso. As instituições passam por uma análise dos funcionários do MEC que verificam se ela realmente possui as condições essenciais para o oferecimento. Obs.: Centros Universitários e Universidades não precisam dessa autorização, pois são instituições com autonomia (exceto para os cursos de Medicina, Odontologia, Psicologia e Direito).

- Reconhecimento: é concedida à instituição pelo MEC quando a primeira turma de um curso completa entre 50% e 70% da sua carga horária (é o caso do meu curso e da minha instituição. O curso de Jornalismo ainda não teve a primeira turma formada). Depois de ser autorizada a funcionar, a instituição passa por uma segunda análise para verificar se realmente os critérios para autorização continuaram a ser cumpridos. Só então é concedido o reconhecimento.

- Renovação de Reconhecimento: A renovação do reconhecimento é feita a cada três anos e considera os resultados obtidos pelo curso nas avaliações.

As informações desse artigo foram retiradas da página oficial do MEC.


Lembrete: Fique à vontade para divulgar o conteúdo do blog, desde que sejam atribuídos os créditos com os devidos links para o conteúdo original – post ou página.

Siga o Jornalístico no Instagram: @jornalistico_



Publicidade

Recentes

© 2018 POR JORNALÍSTICO. ORGULHOSAMENTE CRIADO COM WIX.COM

  • Facebook Basic Black
  • Twitter Basic Black
  • Instagram Basic Black