• Autor

Quais são os Cargos e Funções no Jornalismo

Você já deve imaginar que no jornalismo não existem somente os apresentadores como o William Bonner ou a Renata Vasconcellos, por exemplo, que passam as reportagens já produzidas na televisão ao vivo.


Essas reportagens passam por um processo de produção que envolve vários profissionais.


Quer saber quais são eles?


No post anterior, como funciona uma empresa de comunicação, você aprendeu quais são os setores e departamentos desse tipo de empresa.


Um deles é o departamento de jornalismo.


Hoje, vamos conhecer os profissionais que atuam nesse departamento.


Vamos lá?


E não se esqueça de se inscrever no blog para ser notificado sempre que um novo post for publicado.

Primeiramente, vamos retomar de forma bem breve o que é o departamento de jornalismo.


Esse setor funciona como a "casa" do jornalista, pois é o local da empresa em que eles passam a maior parte do tempo (exceto alguns repórteres, que passam o dia nas ruas).


É nesse local em que ficam alocados os computadores e equipamentos utilizados para que os jornalistas entrem em contato com suas fontes ou com outros jornalistas.


É também o local em que são realizadas as reuniões de pauta, onde são gravados os áudios (off), onde são editadas as notícias e as reportagens, entre muitas outras atividades.


Resumidamente, é o local onde o trabalho jornalístico dentro da empresa se concentra.


Funções e cargos no jornalismo Para explicar quais são as funções e os cargos de uma redação jornalística vou utilizar uma definição que aprendi na faculdade que foi feita pelo jornalista Luiz Caversan (2009). Caversan trabalhou em grandes redações e escreveu o livro chamado "Introdução ao jornalismo diário: como fazer jornal todos os dias. Segundo ele, as funções são divididas entre 3 "pessoais":


  • O pessoal do texto: formado por repórteres e editores

  • O pessoal da imagem: formado por fotográfos, ilustradores, diagramadores e cinegrafistas (no caso da TV)

  • O pessoal que diz o que pensa: os colunistas e articulistas que cuidam dos textos de opinião


As funções são: Editor chefe - editores - pauteiros - repórteres > todos eles supervisionados pelo chefe de redação

Repórteres É a função mais conhecida do jornalismo.


O repórter coloca a mão na massa, vai às ruas, conversa com as fontes, verifica as informações que foram passadas e depois relata os fatos levantados por meio de um texto escrito por ele. O repórter deve gostar de fazer perguntas e ser curioso deixando a vergonha de lado, pois ele deve investigar, levantar informações dúvidas e até mesmo confrontar a fonte da informação. Depois de reunir os dados, conversar com as pessoas e levantar as informações, ele precisa reunir tudo isso em um bom texto. Ele deve construir uma narrativa que envolva o público. Em algumas empresas o fotógrafo e o cinegrafista são considerados jornalistas, em outras não 🤔, mas quando são, devem ser chamados de repórteres. Eles possuem um papel fundamental na construção da reportagem e relato dos fatos ao público

Pauteiro O pauteiro é o jornalista responsável por definir os assuntos que serão cobertos pelo repórter. Ele estabelece qual será o gancho da reportagem, qual o horário, o local e quem deve ser entrevistado.


O pauteiro é quem faz a pauta e a pauta é o roteiro para que o repórter se oriente na produção da reportagem. Um bom pauteiro deixa tudo agendado para o repórter e reúne informações que vão embasar suas perguntas aos entrevistados. Ele liga para as fontes oficiais e já coleta as informações iniciais, deixando tudo direcionado para o repórter. Quer aprender a fazer uma pauta jornalística?


Aqui você encontra um post com três modelos para baixar.


E aqui a minha sugestão de curso de como fazer uma pauta jornalística.


Editor O editor está acima do pauteiro porque a seleção dos assuntos que serão cobertos daquele veículo de imprensa vai depender da aprovação do editor. Editar significa selecionar e é o que esse profissional faz. Além de participar do processo de seleção dos assuntos e dos aspectos que serão abordados naquele tema, ele coordena o trabalho dos repórteres, orienta sobre as direções do texto e depois avalia o material final. O editor seleciona trechos, exclui frases, acrescenta outras e gerencia o conteúdo da matéria. Ele também define os títulos das matérias, os títulos e os subtítulos, seleciona as imagens e as legendas das fotos Geralmente em jornais maiores cada área tem o seu editor, por exemplo: editor de política, editor de esportes, editor de assuntos policiais etc. Em veículos menores um editor pode coordenar mais de uma editoria.

Imagem de Free-Photos por Pixabay

Editor chefe ou editores executivos O editor chefe, naturalmente, coordena o trabalho dos editores. Ele comanda as reuniões de pauta e indica o que deve ser prioridade na cobertura do dia, muda o informe de algumas pautas e até desmarca alguma delas. Chefe de redação Esse é o cargo mais alto dentro de uma redação. O chefe de redação é responsável por coordenar todo o trabalho da redação e das funções que acabamos de conhecer, além de definir a linha editorial, ou seja, a visão e os enfoques a serem dados a cada notícia A palavra final é dele.

Gostaram de conhecer os cargos e funções no trabalho jornalístico?


Então não deixe de conhecer o post anterior a esse que explica como funciona uma empresa de comunicação.


Se inscreva no blog para não perder as próximas publicações. Minhas sugestões de curso:

+ Formação completa Jornalista Digital + Edição de vídeo para jornalistas + Como escrever textos para a web da forma correta (está rolando um sorteio desse curso) + Como fazer uma pauta jornalística passo a passo Veja outras sugestões aqui nessa página

Publicidade

Quer receber notificações?

Inscreva-se e receba uma notificação sempre que um novo post for publicado

Recentes

© 2018 POR JORNALÍSTICO. ORGULHOSAMENTE CRIADO COM WIX.COM

  • Facebook Basic Black
  • Twitter Basic Black
  • Instagram Basic Black