© 2019 POR JORNALÍSTICO. ORGULHOSAMENTE CRIADO COM WIX.COM

  • Facebook Basic Black
  • Twitter Basic Black
  • Instagram Basic Black
Inscreva-se gratuitamente para receber notificações de novos posts
Buscar
  • Ana Paula

Resenha do livro “Design para quem não é designer:princípios de design e tipografia para iniciantes"

Atualizado: 28 de Set de 2019

Este livro foi escrito para leigos.


Não espere, portanto, definições super técnicas.


De forma clara e super didática a autora Robin Williams ensina os principais pilares para um design atraente para páginas, panfletos, cartões de visita, jornais, revistas e outras formas de apresentação visual.



Além de abordar os quatro princípios básicos do design (contraste, repetição, alinhamento e proximidade), o livro também indica alguns truques e dicas relacionados a fontes (tipográficas), combinação de cores e muito mais.

O livro possui 14 capítulos e é dividido da seguinte forma:


. Uma introdução que explica em termos gerais os quatro princípios do design;

. Os quatro princípios de forma detalhada e minuciosa;

. Uma revisão sobre os quatro princípios (com desafios/exercícios);

. Cores;

. Dicas e truques extras para diferentes formatos (sites, folhetos, anúncios);

. Fontes (tipografias) e;

. Extras (respostas dos desafios, apêndice, fontes utilizadas).


A autora não só explica o que é cada um dos princípios fundamentais do design, como também o porquê de eles serem importantes para uma leitura fluida e compreensível da informação, para atrair os leitores certos e para transmitir com fidelidade os valores e intenções de uma marca, empresa, evento e etc.


Existem exercícios no livro que vão aparecendo de acordo com os temas tratados.


É possível desenhar no espaço em branco do livro para formular um design, redesenhar uma estrutura ou planejar um alinhamento diferente (esse é um recurso que não pode ser explorado na versão digital).

Um dos pontos que eu achei interessante foi a quantidade de exemplos que Williams coloca

no texto a cada novo ensinamento.


Ela faz comparações entre um exemplo e outro, destacando, inclusive, o que foi feito corretamente e o que não foi nos exemplos.


O livro é tão exemplificativo, claro e didático, que todas as fontes utilizadas nos exemplos são indicadas no cantinho da página.


Uma das propostas que a autora faz ao leitor é: NÃO SEJA COVARDE.


Ela insiste exaustivamente nessa premissa apresentando os exemplos que comprovam que a ousadia pode resultar em um trabalho excelente e que atrai a atenção, ao invés de torná-lo cansativo, chato e óbvio.

No que se refere à estética do próprio livro, a diagramação e a qualidade da formatação são exemplos do que a autora prega no texto.


Eu li a versão digital, na biblioteca da minha faculdade EAD, mas li alguns relatos de que a versão impressa é excelente.

Antes de escrever essa resenha eu dei uma pesquisada em alguns sites pelo Google e nos sites de editoras e livrarias para saber se outras pessoas compartilhavam da minha opinião.


De fato, eu não encontrei NENHUMA crítica negativa.


Pelo contrário, todos concordaram que, em se tratando de um livro para leigos, o conteúdo é muito bem distribuído e a linguagem acessível a todos os públicos.


Posso dizer que recomendo muitíssimo o livro aos estudantes iniciantes de Design, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Artes, mas, também, àqueles que querem simplesmente aprimorar sua visão sobre design, saber como deixar um anúncio ou um cartão de visitas mais atrativo.


Vale destacar: obviamente, aqueles alunos que desejam conhecer profundamente os princípios do design podem e devem buscar outras fontes.

Eu, por exemplo, pretendo ser uma jornalista multitarefas e conhecer com excelência essa área que envolve diagramação e layout de notícias.

Comecei minha jornada com o "Design para quem não é designer", mas pretendo continuar estudando e aperfeiçoando cada vez mais a minha habilidade nessa área.


Obs.: Existe também o “Web design para quem não é designer”.  Esse é voltado para o design no ambiente digital e aborda conceitos especializados para essa área. Assim que conseguir um tempinho para ler, publico a resenha aqui.

Valorize o meu trabalho 🙏 Se esse post te ajudou de alguma forma, dê um like ❤, comente ou siga o blog.

*Inscreva-se para receber a notificação de novos posts por e-mail*


Lembrete: Fique à vontade para divulgar o conteúdo do blog, desde que sejam atribuídos os créditos com os devidos links para o conteúdo original – post ou página.

Siga o Jornalístico no Instagram: @jornalistico

+ Indicações de cursos

Estude e complemente sua formação com os melhores cursos